Hoje queria bater um papo sobre o conhecimento no nosso momento de vida, como isso se tornou uma comodite, e aparentemente é algo que não anda tendo muito valor na internet.
Quando comecei na programação, em meados de 2011, conteúdo de aulas da forma que temos hoje era um tanto escasso, em geral eu precisava garimpar muito para conseguir achar um blog que tinha algum vídeo ensinando um pouco de programação. Até mesmo a área de tecnologia, não era legal igual hoje, não tinha a fama que tem, nem a “cultura” que tem hoje. O trabalho de um programador não era tão hype igual é hoje, uma coisa que eu acho engraçado é que na época nós chamávamos de “webmaster” o que hoje chamamos de fullstack e de “webdesigner” o que hoje chamamos de frontend. Resumindo, a menos que você fizesse um curso técnico, uma faculdade, ou comprasse livros era uma tanto difícil aprender a programar só com a internet, o YouTube não era nem de perto do tamanho que é hoje, nem tinha tanto conteúdo de qualidade.
Todo esse contexto para chegarmos em 2019, quando decidi criar meu canal no YouTube. Eu sempre quis escrever em um blog similar aos que eu lia enquanto estava aprendendo a programar, escrever sobre tecnologias, escrever artigos técnicos gostosos de ler, mas em 2019 os blogs já não tinham essa potência, além de que o YouTube já tinha muito conteúdo bom, o público já estava lá, então um dia sem preparação alguma, eu fiz meu primeiro vídeo, sobre uma linguagem que tinha conhecido a pouco tempo e que ninguém dava bola, assim surgiu o vídeo mais visto do meu canal até hoje.
Desde então eu produzi muito vídeo de tutorial, e outros formatos, produzi o que deu na telha. E depois de testar bastante chegamos à hoje, em 2025, vídeos tutoriais, são difíceis de dar algum retorno, principalmente com a pressão “velada” do algoritmo do YouTube por quantidades cavalares de vídeos, sem uma estrutura adequada (isso quer dizer dinheiro) é muito difícil fazer vídeos de tutoriais e aulas que o YouTube vá de fato distribuir, em contra partida outros formatos tem dado certo no meu canal. Daí fica aquela pulga, eu deveria continuar fazendo o que tá dando certo ou fazer o que não está? Não é muito difícil de responder.
Tudo isso para falarmos sobre cursos. Cursos online ainda são produtos muito vendidos, mas depois da pandemia com os vendedores de sonhos, esse tipo de mercado deu uma degradada, além de que hoje na era das IAs o conhecimento não é mais algo escaço, é isso me levantou um alerta pois, eu estava apostando as fichas de uma eventual fonte de receita (e consequentemente, um investimento para o canal) e esse curso está no forno, em breve trarei novidades. Porém não dá para apostar todas as fichas em uma carta só.
Portanto estou fazendo uma pesquisa para o desenvolvimento de algo que já queria fazer e que seja algo mais sólido para o longo prazo, e eu ficaria muito grato se todos vocês respondessem a pesquisa,
O link para preencher o formulário é:
Agradeço quem leu até aqui e caso queria falar diretamente comigo, me mande um email!