Programação

10 sites para aprender programação de graça.

Tempo de leitura: 8 min

Salve, galera! Vamos iniciar mais uma temática acerca da programação.

Como sabemos. Quando programamos, estamos lindando com os erros que podem aparecer ao criarmos os nossos programas. Falando nisso, como você enxerga esses “erros” que surgem no software?

Vejo como uma habilidade. Entender que existe um “bug” na hora de executar um script e não se frustrar com isso. Já é uma maneira pertinente de refletir sobre a situação.

A sugestão que tenho é se motivar a entender o “erro” para que você possa estar cada vez mais apto a enfrentá-los. Assim, os desafios que surgirem, durante a programação, servirão de motivação para superá-los.

Tudo isso pode ser um fator determinante no momento de sua contratação por uma empresa. Ao entenderem que você é um profissional que sabe lidar com “erros” no momento da programação, isso reflete um profissional determinado capaz de superar estes desafios que surgem na programação.

Mas, como podemos perceber, para que tenhamos essa habilidade desenvolvida, ou seja, um bom domínio para resolver problemas na programação. Precisamos praticá-la muito. Com o tempo você fará programas de forma prática e muitas vezes “espontaneamente ”.

Sabia que existem sites que nos ajudam a praticar programação e ainda de forma gratuita ?

Com o aumento do preço (isso vale para produtos, cursos, vestimentas) gerado após essa pandemia que estamos vivenciando. Conhecer sites que ofertam programação, ainda mais sem pagar nada, pode ser pode ser a melhor porta de entrada para fazer parte deste maravilhoso mundo da tecnologia.

Isso fará com que você também alavanque suas habilidades na programação, já que poderá treinar sempre que for o horário mais adequado para você. Além disso não precisa se preocupar com boletos a serem pagos para aprender a programar. Vamos conhecê-los ?

Leia também: 17 ferramentas que os programador devem conhecer.

Sites que ensinam a programar, gratuitamente.

Amigo(a) leitor(a), antes de apresentar quais são os sites, vou deixar aqui o link meu canal de youtube que eu dou várias dicas para quem se interessa em fazer programação. Tenho certeza que vocês vão gosta bastante do conteúdo abordado no meu canal “Luaverse”.

Inscreva-se, segue o link do meu canal: https://www.youtube.com/c/Luaverse/videos

Existem outros canais que podem te ajudar como:

Curso em video: https://www.youtube.com/c/CursoemVídeo

Rodrigo Branas: https://www.youtube.com/c/RodrigoBranas

Free code camp: https://www.youtube.com/c/Freecodecamp

Fiz um levantamento de alguns sites que ensinam a programação e você pode, em alguns deles, ter direito a certificado.

Ah, alguns deles são apenas em inglês, como já falei antes, invista em um novo idioma, neste caso o inglês é o básico para quem deseja fazer parte deste setor tecnológico. Segue aqui e veja quais são as sugestões de sites sem custo (alguns possuem a possibilidade de serem pagos, mas é só escolher a forma gratuita) :

PluralSight

Hoje esta plataforma conta com aproximadamente um milhão de usuários, com um visual bem atrativo.

Ela possui a forma gratuita e paga. A forma gratuita compensa e conta com profissionais experientes da área. Você escolhe qual curso irá fazer, por exemplo, criar software em JavaScript, python.

A área de atuação é mais para desenvolvedores de software, administradores de TI e profissionais que tem uma boa criatividade em geral.

Os cursos possibilitam você aprender a programar na prática, ou seja, você produzirá o seu próprio código e automaticamente você receberá um retorno do seu código feito, o que o ajudará a entender melhor os seus comandos feitos e com isso melhorar ainda mais na programação.

Ah, também conta com um tipo de gamificação na plataforma que conta pontos de acordo com seus avanços no site (essa parte é para o pago).

O PluralSight possui duas formas de cursos gratuitos. A primeira é fazer um teste por 10 dias de tudo o que uma versão premium tem direito. A outra é a oferta de muitos cursos desta área.

Na versão gratuita dos cursos, os conteúdos que você têm acesso contribuem bastante para o aprimoramento de habilidades na programação, pois são feitos por especialistas da área, ou seja, dominam com propriedade o assunto.

Se formos pensar para o conhecimento adquirido, são ótimas ferramentas que ajudarão a muitos que tem este interesse de ingressar no setor de programação e TI.

Free code Camp

Este site conta mais de 5.000 aulas e tutoriais gratuitas, isso mesmo, são muitas. Além de encontrar cursos que tem todos os dias novos desafios para avaliar as habilidades em programação. Ah, sabemos que é sempre válido conhecermos novas pessoas, agora imagine um site fazer isso para você.

Neste site há uma função que pode você encontrar outros usuários do site que estão próximos de você e com isso você pode encontrar outras pessoas que ajudem a melhorar mais.

Ele é 100% gratuito e com um número de 40.000 pessoas que se formaram em seus curso e conquistaram empregos na “Amazon, Google, Apple” e outras. Empresas de renome e grande projeção no cenário da programação.

Você pode encontrar mais de 1.500 horas conteúdos relevantes na sua área e em várias categorias como HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap e outras.

Um dos pontos diferenciais dela é que a Free code Camp consegue criar simulações com muita precisão para as tarefas de um programador.

Possui muitos certificados e de acordo com que você for obtendo estes certificados você ganha habilitações para poder participar de projetos voltados a ONGs com outros programadores da área, além de adquirir novos conhecimentos por meio de seus cursos.

É um site que possui muitas vantagens para quem gosta de programar e não precisa pagar.

Code Academy

Hoje este site é considerado por muitos como a melhor plataforma de aprendizado online. Com quase uma década de atuação e mais de 45 milhões de usuários que já utilizaram este site.

O sistema possui uma qualidade indiscutível. Você programa em tempo real, consegue ter o retorno do seus resultados projetados para você. É muito “natural”, ou seja, fácil de compreender e praticar. Isso deixa a ação de programar mais fluída, espontânea.

O Layout é bem atrativo, o que facilita no comando das tarefas e ainda é em português, muitos o consideram, nesse quesito de visual, como inigualável.

Você pode programar em HTML, CSS, PHP, Ruby, SQL e muitos outros. Este site é muito bem avaliado na área de programação. Acolhe todos os níveis de aprendizado que vão desde o iniciante ao avançado.

Facilidade para você interagir com a equipe de suporte. Os conteúdos são feitos por profissionais com muita experiência na área.

Ele possui uma versão paga. Mas a forma gratuita dá conta de muita informação e conteúdos relevantes para quem não pode pagar.

Nela você tem acesso a:

  • cursos na área de programação;
  • práticas em versão mobile;
  • grupo de suporte.

O site apresenta uma variedade de cursos e práticas. Para quem busca aprimorar seus conhecimentos e habilidades, é uma ótima forma e não pesa no bolso.

BitDegree

A plataforma é considera por muitos como uma das melhores, ou, a melhor neste quesito de oferta de conhecimento. Ela oferece milhares de cursos gratuitos, que são voltados a:

  • Programação;
  • Marketing;
  • SEO;
  • Youtube;
  • Games e muitos outros.

No site você encontra cursos completos com foco em gamificação. Possui um sistema de conquistas também conhecido como “achievement”, o que agiliza na escolha de talentos. Além do site motivar para que os alunos queiram sempre fazer mais cursos e estar em constante aprendizagem.

Ah, o site além de possibilitar tudo isso, você pode criar seu próprio curso dentro deste site e ainda ganhar dinheiro. Sim isso é um grande diferencial.

RocketSeat

É uma empresa educacional brasileira, direcionada a ensinar programação de forma online. Quando se fala nesta empresa, podemos associar ao conteúdo gratuito que eles permitem ter acesso, como ao JavaScript (Node.js, React JS, React Native), github, HTML, HTTP e outros gratuitos. Existe a verão paga, mas a gratuita não fica para trás e dá para ajudar bastante quem busca aprender mais.

O site possui um canal do youtube com várias dicas e eventos voltados a programação, segue o link do canal: https://www.youtube.com/c/RocketSeat/videos .

As aulas ofertadas no youtube variam muito, como:

  • Banco de dados;
  • Deploy de aplicações;
  • Segurança de aplicações;
  • Dicas para configurar um bom layout;
  • Testes automatizados;
  • Design patterns;

Coursera

A plataforma oferta cursos de linguagem de programação com o apoio de universidades do mundo todo, por exemplo, alguns cursos de Harvard e do Google e outras universidades de referência mundial em programação e de graça, aliás, são mais de 200 universidades que fazem parte. Cursos também voltado a blockchain e Linux

Existe um curso ofertado nesta plataforma que é o CS50 da universidade de Harvard online e gratuito. Este curso apresenta um olhar introdutório em ciências da computação e neste curso existe uma aula exclusiva feita por Mark Zuckerberg que é um dos fundadores do Facebook.

Nela ele explica como construiu o Facebook usando PHP e outras linguagens de programação.

Vale muito conhecer um pouco deste site e seus vários cursos ofertados que vão desde o básico como introdução a lógica ao avançado contendo cursos mais voltados a quem já tem um bom domínio na área ou formação como os cursos voltados a quem segue o setor de ciências da computação

Khan Academy

O site foi um dos primeiros a ofertar o ensino à distância e de forma gratuita para se programar. Excelente para quem está iniciando na área e criarem gosto para continuar na área.

A plataforma conta com materiais que auxiliem na aprendizagem, vídeos didáticos para começar a programar e quem quiser se aprofundar pode fazer cursos voltados a jogos e animações.

Existem também outras categorias de cursos como música, economia. Como podemos notar, o site é bem didático e atrativo para ser acessado. Os cursos de programação são várias como:

  • HTML
  • CSS
  • Javascript
  • Banco de dados

A **Khan Academy possui muitos cursos em várias áreas, mas a de programação é bem avaliada por muitos e possui aulas com professores da área e de graça.

Codewars

Já imaginou juntar artes marciais e programação? Tudo isso é encontrado no site **Codewars . Essa plataforma foi produzida para quem não gosta de comodismo, ou seja, ela é repleta de desafios, com o objetivo de aprimorar seu conhecimento e prática na programação.

As linguagens que pode ser aprendidas no jogo são:

  • JavaScript;
  • SQL;
  • Ruby;
  • Python;
  • E outras.

Quando se cadastrar, o que a plataforma oferta?

Ao se cadastrar nela, você começa a receber tarefas e desafios de programação para serem feitos todos os dias e de acordo com a sua melhora e desenvolvimento no jogo, ou seja, conforme você for resolvendo os problemas de programação, você sobe de nível e de ranking.

Conforme você for elevando o nível, mais difíceis serão as atividades. Mas isso pode ser uma boa alternativa para você consultar outros usuários da plataforma e tirar dúvidas, isso também pode ser feito.

E dependendo do seu nível e ranking, você também pode montar seus próprios desafios e deixá-los acessíveis a quem se interessar na comunidade para tentar resolver o problema de programação.

Além de programar e aprimorar suas conhecimentos na prática, você ainda pode conhecer novas programadores e criar seus próprios desafios.

Code.org

Sabe quando falam que programar é só para adultos? Não existe idade certa para começar a programar. Pensando nisso. O site “Code.org” criou uma plataforma voltada para crianças aprenderem a programar. A plataforma possui a versão em português.

Os conteúdos são práticos, lúdicos e bem acessível às crianças de qualquer idade. Existem até aulas off-line. Os curso vão desde a educação infantil a começar pela creche, até o ensino médio e universidade.

Existem inúmeros tutoriais e desafios para serem repassados as crianças (caso você seja pai ou mãe e quer apresentar este olhar da programação ao seu filho(a) de forma mais “leve”). Este é um site que consegue atender as demandas ao apresentar desafios e combinações lógicas e sequenciais para as crianças.

Como o olhar das aula é voltada para crianças, facilmente você encontrara um direcionamento nas ações de programações voltadas a filmes como Star Wars; jogos como Flappy bird e outros. Tudo de forma gratuita.

W3Schools

É um site com muitos tutoriais de programação, exercícios e recursos que contribuem no momento de programação. O site tem como frase “O maior site de desenvolvimento Web do mundo” e, olhar, ele consegue seguir à risca o que diz.

Na sua interface o usuário já percebe que o site tem a intenção de ajudá-lo a melhorar, logo de início você se depara com HTML com um olhar básico.

Caso você não saiba por onde começar, o site já possui um guia bem objetivo e com uma ordem para você começar a aprender a usar programação, seja por qual linguagem de programação começar, quais funções e comandos você terá que começar a aprender para tornar-se um desenvolvedor WEB, que vão desde HTML a JavaScript, por exemplo.

Com isso pode já aprender a produzir e publicar o seu próprio site com estas linguagens de programação.

Neste site você pode aprender:

  • Python;
  • PHP;
  • Git;
  • Análise de dados;
  • Criação de sites;
  • XML;

Considerações finais

Diante do cenário de altos desempregos que se vivência no nosso país, encontrar sites que ofereçam cursos gratuitos e de alta qualidade, pode ser um grande diferencial.

Como podemos notar as plataformas escolhidas vão desde um olhar mais avançado até para uma criança no ensino infantil. O foco é atender a qualquer público, independente da idade ou grau de formação.

Deixo claro que existem muito mais sites que ofertam mais cursos gratuitos, mas devido ao caráter objetivo do texto. Optamos por estes. Mas isso não quer dizer que você não poça encontrar outros sites.

São apenas sugestões práticas para você que não está trabalhando ou que trabalha e está com muitas despesas e não pode comprar um curso.

Confiram e vejam com quais vocês se identificam.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)s para integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo.

Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhem.

Referências

https://techmob.com.br/pluralsight-vs-udemy-qual-tem-os-melhores-cursos-online/#:~:text=A Pluralsight vale a pena,sua capacidade de oferecer soluções.

https://medium.com/@lucasferiori/rocketseat-realmente-vale-a-pena-a8b65510c1de

https://medium.com/@lucasferiori/rocketseat-realmente-vale-a-pena-a8b65510c1de

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/11-sites-aprender-como-programar-de-graca

One thought on “10 sites para aprender programação de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.