Carreira, Programação

A área tecnológica, no Brasil, está carente de profissionais qualificados?

Tempo de leitura: 5 min
Profissionais no trabalho
Grupo de profissionais em uma empresa de tecnologia.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, até 2024 a procura por profissionais com domínio nesta categoria virtual passará dos 60 mil; contudo a estimativa de pessoas qualificadas neste meio digital será de 46 mil ao ano.

Podemos notar o quão carente essa área tecnológica se encontra hoje. Então, será que existe um setor profissional que paga bem, está escasso no país e ainda é digital? Sim, existe e é dele que vamos falar.

E diante do que vemos em nosso país: 11,9 milhões de pessoas encontram-se desempregadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como foi dito, o desemprego está batendo na porta de muitos brasileiros e estar no “aperto” acaba por ser uma realidade de muitos. Então, neste post, apresento um setor de trabalho que já mudou a vida de muitos mundo a fora: a área tecnológica. Ela está conquistando bastante o Brasil. Antecipo que o que irei mencionar é apenas um olhar mais resumido. Sem delongas, quero apresentar essa promissora “amiga”: a tecnologia.

Vamos conhecê-la melhor ?

Se eu te falar que existe uma área, no Brasil, que está carente de profissionais qualificados e que paga muito bem seus funcionários com uma oportunidade de crescer cada vez mais neste ramo.

Isso mesmo, meu amigo e futuro programador, a área tecnológica está precisando bastante de mão de obra qualificada, ou seja, está precisando de você que tem apreço por este ramo e, obviamente, quer ganhar bem com isso.

Sabemos que hoje o cenário atual do nosso país não está favorável a contratação. Porém conseguimos observar que tal setor acaba sendo “ um ponto fora da curva”, quero dizer, uma área proeminente que já está fazendo com que muitos estejam em um emprego formalizado. Nessa lógica, sim, a área tecnológica é uma clareza, uma luz no final do túnel para o desemprego.

Estamos passando por momentos difíceis devido a propagação da pandemia e suas variantes e, como sempre ocorreu na humanidade, nós podemos buscar soluções para sair de uma realidade que não condiz com nossos planos e uma delas é uma boa qualificação nesta área de Tecnologia.

No entanto, esta área exige bastante dedicação e disciplina para permanecer nela. Não é fácil ingressar, além de ser difícil conquistar a primeira oportunidade devido a grande quantidade de iniciantes e o baixo interesse em treinar novos profissionais por parte de muitas empresas.

Por isso é fundamental desenvolver as habilidades mais importantes para o mercado, para que se possa atender ao que se é esperado e exigido destes profissionais pelas corporações ou instituições. Estudar é uma tarefa que exige bastante “suor” da nossa parte, o que não quer dizer que não valerá a pena.

Então, já adianto a você(s) que horas, dias e noites de estudos serão exigidos de vocês, mas saibam que isso faz parte da aprendizagem. A paciência, para saber administrar e entender que tudo é uma questão de tempo para nos acostumarmos com este universo tecnológico, virá e consequentemente o que é importante é não desistir.

Mesmo sabendo que não é tão simples fazer parte deste cenário da tecnologia e vai demandar muito esforço, procure ficar continuamente atualizado, informado do que ocorre no setor tecnológico. Pois, isso lhe dará mais confiança e segurança para permanecer na área.

Nos últimos anos, este cenário melhorou, mas não foi o suficiente para suprir a demanda exigida deste profissionais, pois ainda está escasso de profissionais qualificados.

Falando nisso, você sabe quais áreas são “procuradas” pelas empresas nacionais e multinacionais, em outras palavras, que habilidades estão sendo buscadas ?

Há várias, mas as que iremos focar são as que mais se destacam neste meio digital que são:

  • Mobile, com foco em programação de plataformas móveis;
  • Computação na Nuvem;
  • Data Analytics para a categoria de Gestão da Informação, Big Data e Ciências de Dados;
  • Segurança Cibernética e Inteligência Artificial;
  • Programar com Javascript;

Não pense que parou por aqui… Uma pesquisa feita pela pela “onlineapp” os setores profissionais em TI mais procurados recentemente foram:

  • Cientista de dados, com alta de 671%;
  • NET, com alta de 517%;
  • DevOps, com alta de 460%;
  • Web Developer, com alta de 97%;
  • Programador ADVPL, com alta de 70%.

Mas, em termos de cursos de formação profissional, o que há no mercado de trabalho, mesmo?

Saiba que existem inúmeros cursos. Por isso vamos citar os que mais foram procurados por empresas ou estudantes que querem se aprofundar:

  • Ciência da Computação (é um bacharelado com duração em torno de 4 anos);
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Graduação com duração de 2 a 3 anos);
  • Engenharia da Computação (Bacharelado com duração em torno de 5 anos);
  • Engenharia de Software (Bacharelado com duração em torno de 4 anos);
  • Sistemas de Informação (se for bacharelado possui duração de 4 anos, e tecnológica com duração de 2 anos) e entre outros cursos.

Leia também: É preciso fazer faculdade para trabalhar na area de tecnologia

Observe que a intenção deste texto não é detalhar quais são os melhores cursos, mas sim esclarecer como é promissora esta área da TI. Além disso, você pode fazer cursos mais diretos e que já podem colocá-lo no mercado de trabalho, antes mesmo de terminá-lo. Por isso, cursos que vão direto ao ponto são fundamentais para quem não quer perder tempo e dinheiro.

Então quando sabemos que existem profissionais que querem repassar seu conhecimento para outros, a fim de que estas pessoas consigam ter uma renda melhor e viver do que gostam, é imprescindível querer estar “colado” com estas pessoas, então continuem por aqui.

Note como esta área possui vastos e amplos meios de se ingressar. Além disso, existem outros cursos mais objetivos com vídeos no Youtube; textos em blogs que ajudarão a todos que querem viver deste mundo digital. Tudo isso que está sendo falado irá depender do seu tempo, por isso a sugestão de cursos mais diretos, pois isso irá agilizar a sua familiaridade com esta área.

Ressalto que são passos pequenos, mas, quando são bem realizados, nos colocam em altos patamares. Ninguém nasce sabendo de tudo e o legal é ter a possibilidade de estar aprendendo continuamente.

Como podemos notar, esta área é propícia para gerar muitos empregos formais. Com a ocorrência da pandemia, o cenário home office está em destaque, o que faz deste setor muito mais atrativo para qualquer pessoa e em qualquer idade, já que podemos trabalhar de maneira mais flexível, ou melhor, em casa, em qualquer lugar.

Vale destacar, mais uma vez, que a área de TI, no Brasil, está escassa de profissionais qualificados, então, “cola na gente” para você ficar atualizado e cada vez mais íntimo deste cenário tecnológico.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)s para integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo. Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado.

Queremos apresentar também a vocês, leitores, informações básicas, intermediárias e avançadas de TI, bem como novidades de nosso cenário digital. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhe.

Salve galera, até a próxima!

Fontes utilizadas para a pesquisa:

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/brasil-tem-4a-maior-taxa-de-desemprego-do-mundo-aponta-ranking-com-44-paises.html

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/11/22/brasil-tem-a-4a-maior-taxa-de-desemprego-do-mundo-aponta-ranking-com-44-paises.ghtml

https://www.folhape.com.br/economia/estudo-revela-que-falta-mao-de-obra-qualificada-no-setor-de-tecnologia/128753/

https://g1.globo.com/go/goias/especial-publicitario/colegio-integrado/o-futuro-e-integrado/noticia/2021/01/13/procura-por-profissionais-de-ti-sera-de-420-mil-pessoas-ate-2024-e-o-brasil-forma-apenas-46-mil-por-ano.ghtml

https://www.onlineapp.com.br/cursos-tecnologia/

One thought on “A área tecnológica, no Brasil, está carente de profissionais qualificados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.