Carreira

Cursos online, realmente, valem a pena ?

Tempo de leitura: 5 min

Algum momento você pensou que a aula presencial pode ser vista como uma forma de se ofertar cursos, mas não o único e muito menos o “melhor” jeito de se aprender ou assistir às aulas (isso vai de pessoa por pessoa). Vou instigá-lo ainda mais: Você já percebeu que a preferência para aulas presenciais está mudando?

Se sua conclusão for “sim”. Possibilite-me ajudá-lo(a) a entender melhor acerca desse assunto.

Pense comigo: Todo mundo, mesmo que de forma prolongada ou curta, já estudou na sua educação básica (infantil, fundamental ou médio) de forma presencial. Mas será que está forma de estudo impede de conhecermos novas maneiras de adquirir novos conhecimentos? Que tal olharmos para o ensino a distância.

Vale observar que a intenção deste texto não é desmerecer ou inferiorizar o ensino ofertado de forma presencial, na verdade, cada um possui suas especificidades e contribuições. Mas, hoje, o foco é se deter ao ensino remoto que está em alta nos últimos anos e se intensificou a sua procura devido à pandemia. Vamos nessa ?

Amigo leitor, vivemos em um contexto que, a depender da região, muitos estudantes não moram perto de escolas, tampouco de universidades, o que pode implicar impossibilidade deles terem acesso a essas aulas presenciais e, ao mesmo tempo, acarretar a desistência destes para se profissionalizar.

Há alunos que não têm condições financeiras para se deslocar da sua casa para outra região, para pagar moradia, comprar apostilas, entre outros. O dia a dia das pessoas cheio de compromissos; sobrecarregadas; sem qualquer tempo para investir em si.

Veja que em termos econômicos, de estadia o cenário a distância é mais atrativo e fala mais alto por não exigir isso de quem a procura. Em suma, a nossa vida exige muito de nós (presencialmente) e, com a chegada dos recursos tecnológicos, conseguimos “respirar” com mais facilidade, além de ter acesso a cursos online que podem suprir com o que queremos, desde que saibamos nos organizar, claro.

São vários benefícios que o ensino remoto pode oferecer em um “click”, contudo podemos notar que existe uma certa resistência de algumas pessoas a este tipo de modalidade de ensino, é como se “o olhar técnico” não fosse bem abordado. Então, vamos desconstruir este paradigma ou rotulagem criada?

As aulas online facilitam a vida de muitas pessoas, apresentam muitas vantagens, vamos entender melhor quais:

Espaço

Podemos escolher qual é o melhor lugar para assistir a aula, por exemplo, da sua casa para estudar, num passeio no parque. Sem que ninguém atrapalhe com barulho, sem interrupções de pessoas para falar com você;

Horário

A versatilidade de poder estudar no horário que for mais conveniente é uma relevante oportunidade restrita ao ensino remoto, ou seja, você pode estudar (se for possível) no horário que você rende mais e tem mais concentração.

Caso você trabalhe, saiba que você pode alternar e escolher o melhor horário, o que difere do presencial que você tem que ir naquele horário específico e se não for… leva falta e o acumulo delas pode acarretar em reprovação do curso (ai não).

Diferente do remoto que possibilita essa adequação de entrar na aula no momento que for mais pertinente para você, além da possibilidade de assistir as aulas depois.

Isso mesmo, existem cursos (a maioria) em que as aulas ficam gravadas e disponibilizadas aos estudantes e além disso pode-se até controlar a velocidade das aulas para quem gosta de ver aulas mais rápidas devido aos horários disponíveis daquelas pessoas;

Conteúdos

Os materiais como textos, arquivos em PDF, planilhas, áudio das aulas, vídeo aulas transcritas, e-book (inclusive estamos a desenvolver um, em breve será divulgado) e vários outros meios e plataformas que surgem para facilitar seu acesso e, principalmente, que podem ser baixados de qualquer lugar e em muitos casos de graça.

Isso mesmo, imagine que você está viajando, indo ao médico, fazendo atividade física, cozinhando e precisa fazer o download de algum material de algum curso que você goste.

Podemos perceber que os cursos online trazem esta flexibilização para que os alunos possam usufruir dos seus recursos com o maior capricho (montar slides, apresentar seminários via web, criar planilhas) e rigor.

Cabe destacar que os conteúdos científicos podem ser tão agradáveis, instigantes e produtivos como os da aula presencial. Isso só dependerá de sua dedicação e desejo;

Custo x benefício

Os cursos online são gratuitos e pagos.

Independente da escolha, os dois casos são bons e a internet é um excelente mediador deles, pois você tem a chance de escolher qual curso online mais se identifica com seu perfil e baixar incontáveis vezes os materiais, muitas vezes gratuitos, e o beneficio, a depender do lugar que você faz, o ajuda a adquirir aulas (precisa ver se tem procedência, se é confiável) que muitas vezes você só poderia ter acesso se morasse em outro Estado do nosso país ou em outro lugar do mundo.

Essas possibilidades que os cursos online oferecem são exclusivas desta modalidade de ensino.

Pense que você no lugar de assistir a sua aula na comodidade de sua casa, precisa-se viajar para outro Estado (gastaria muito com passagens, por exemplo), mas agora você pode ter acesso, com um custo, geralmente, acessível ao bolso; um benefício que é somado com novos olhares, novos conhecimentos para seu crescimento profissional e ainda desfrutar de tudo isso do seu domicílio.

É uma chance que precisa ser aproveitada;

Mercado de trabalho

Veja bem, o mercado de trabalho está precisando de muitos profissionais que saibam atuar no setor tecnológico. Então, familiarizar-se com este cenário é fundamental para quem deseja seguir nesta área, pois você estará “por dentro” de tudo o que este mundo digital precisa e do que ele pode oferecer.

Os cursos remotos nos ajudam a nos qualificar melhor para este, desejado e concorrido, mercado de trabalho e ,como a correria diária pode nos impossibilitar de ir a um curso presencial, optar por aulas a distância acabam sendo a melhor escolha.

Saiba que podemos nos qualificar e aperfeiçoar não apenas em um único curso, mas em vários que podem ser acessados e concluídos a depender da sua disponibilidade, o que nos faz perceber: como é necessário “rechearmos” nosso currículo para as empresas e nos (re)adaptarmos a este olhar tecnológico e promissor que está cada vez mais elevado.

Leia Também: É preciso fazer faculdade para trabalhar na área de tecnologia?

Devemos confiar, fielmente, em todos os cursos online ?

Vejo como necessário alertá-lo(a) das ciladas de alguns cursos online. Como foi falado nos parágrafos anteriores, antes de buscarmos assistir gratuitamente ou comprar estes tipos de cursos remotos devemos ver a procedência desta empresa que oferta tais cursos.

Se possui credibilidade e confiança no que diz “ofertar” seja de forma gratuita ou paga. Pois uma empresa, ao olhar seu currículo, observará quem o emitiu e caso ela não tenha boa procedência, poderá sobrar para você ao não ser selecionado para a vaga por ter feito um curso em um site ou empresa “desqualificado” pelo mercado de trabalho.

Então, sempre busque observar a qualidade dos materiais, se são profissionais capacitados que o fazem, se a forma como as aulas são disponibilizadas condizem que o que você almeja, sem esquecer que alguns cursos exigem seus dados pessoais para cadastrá-lo(a), o que implica uma atenção redobrada para adquirir cursos que exigem isso.

Neste artigo você entendeu quais são as vantagens e perigos dos cursos online; quais são as características dos cursos a distância e como eles se diferenciam dos presenciais; como estes cursos remotos estão em alta já que possuem muitas vantagens a depender de sua disponibilidade e dos seus critérios.

Sabemos que esta análise feita é apenas sugestiva, mas de grande valia, quando pensamos na repercussão que estes cursos estão fazendo neste período de pandemia que tanto afetou a população mundial. Espero que estas observações ajudem você a escolher um curso adequado ao seu perfil e a motivá-lo a ingressar neste universo tecnológico.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)s para integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo. Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhe.

Salve galera, até a próxima!

3 thoughts on “Cursos online, realmente, valem a pena ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.