Sempre que falo que trabalho com programação com alguém que não é da área, uns comentários comuns que escuto é “nossa, você deve ser bom em matemática” ou “Queria aprender e trabalhar com tecnologia, mas não sou bom em matemática”. Mas será que isso é verdade ou apenas mais um mito que rodeia a nossa área? é realmente preciso saber ou ser bom em matemática para aprender a programar ou trabalhar com tecnologia?
Bom a verdade é que existe um mito que rodeia a área de computação, que propaga que somente os muito bons em matemática tem sucesso na profissão. A computação moderna realmente é construída em bases solidas matemáticas inclusive o pai da comutação moderna o Allan Turing era um matemático.
Mas o que acontece e que causa essa confusão é que muita gente confunde aritmética com matemática, sendo que é apenas uma das áreas da matemática.
Agora a resposta da nossa pergunta inicial é sim, quanto mais base matemática você tiver melhor, mas perceba que aqui não estamos falando de aritmética ou trigonometria, por exemplo, mas sim da lógica e lógica formal, conceitos de matrizes, conseguir construir um pensamento logico por vários caminhos dadas as ferramentas que você tem (Que no nosso caso são as linguagens e bibliotecas).
Essa parte do pensamento matemático é ótimo para acelerar o seu aprendizado na programação, mas felizmente saber essas coisas ou ser bom nessas coisas não é um fator exclusivo para conseguir aprender a programar, esses conhecimentos prévios seriam apenas o alicerce do seu conhecimento e dos seus estudos.
Leia Também: Qual a diferença entre GIT, GITHUB e GITLAB e como utilizar?
Você consegue aprender a programar mesmo não sendo uma pessoa de “exatas”, programação é somente uma forma de organizar seus pensamentos, e todos nós somos capazes de aprender isso, o que acontece é que quem tem uma base mais sólida vai sair na frente e talvez ter menos dificuldade em alguns pontos, mas não necessariamente vai ser um profissional melhor por conta disso.
Obvio que se você for seguir carreiras com paradigma programação funcional, você precisa entender melhor
Tendo a dedicação necessária e a prática diária de estudos qualquer um aprende e pode sim, se tornar um ótimo profissional.
Infelizmente na nossa área existem muitas pessoas, que por as mesmas saberem programar, se acham muito especiais e acabam desmotivando os iniciantes. Mas todos nós já fomos iniciantes e digo mais, somos eternos aprendizes, quem trabalhar com tecnologia tem que continuar estudando durante toda a carreira.
Bom espero ter esclarecido de vez essa dúvida, se inscreva na newsletter caso não seja inscrito, me siga nas redes sociais e até o próxima.
Deixe um comentário