Carreira

HackerRank: o que é e como usar

Tempo de leitura: 4 min
Tela de um computador com códigos escritos

Em tempos de contas hackeadas, dados vazados, deixamos claro que este tema não tem nada haver com essa ideia de vazamentos. Pelo contrário, o HackerRank, se bem aproveitado, é uma excelente fermenta para potencializar o seu conhecimento em programação ou para quem deseja começar a praticar programação.

Então, existe uma plataforma que poderá melhorar meu desempenho para programar? Quer dizer que eu não preciso estar, somente, em uma faculdade para saber começar a programar, ou em uma empresa para que eu possa programar na prática ? Não, amigo(a) leitor(a), tudo dependerá de você e de sua disciplina na hora de usá-la.

Como foi falado, o Hacker Rank poderá aprimorar as suas habilidades de programação, o que não impede que vocês façam faculdade ou entrem em uma empresa. Em outras palavras, esta plataforma irá dar pré-requisitos para os que não tem tanta familiaridade com a área; aprofundar o conhecimento dos que já tem uma boa bagagem de programação.

Com isso, ela irá (de um jeito ou de outro e tudo vai depender do que você já sabe) elevar suas habilidades na área de programação e caso você queira iniciar uma faculdade você já terá um domínio que poucos conseguirão, uma vez que você já estará mais apto e familiarizado a encarar este setor de programação. Pois a bagagem de conhecimento que você terá, inevitavelmente, lhe preparará ainda mais para o mercado de trabalho. Viu como essa plataforma possui muitas vantagens para quem gosta deste universo tecnológico. Vamos conhecer mais um pouco dela ? Segue aqui.

O que é essa Hacker Rank ?

A plataforma HackerRank é um ambiente digital com assuntos que vão testá-lo(a) para aprimorar, cada vez mais, a sua habilidade de resolver o problemas e o seu raciocínio lógico. Com esse portal você pode se preparar em entrevistas de emprego na área tecnológica, mais especificamente a área de programação.

Mas como isso pode me ajudar nas entrevistas ?

É comum que muitas empresas produzam atividades semelhantes com as encontradas no HackerRank, o que te deixará por dentro de como as questões podem ser exigidas.

Imagine, com isso, você estará tendo mais técnica ao resolver estes desafios e o melhor é que, ao ser testado pela plataforma antes de tentar uma entrevista em uma empresa, você terá um olhar mais familiarizado com as possíveis questões virão, já que você entenderá como este conteúdo será “escolhido” pela empresa.

Toda essa preparação lhe dará mais segurança para resolvê-las com mais praticidade, além de facilitar a fixação no assunto, pois quanto mais você prática melhor será o seu desempenho na programação.

Existem empresas que buscam o Hacker Hank para ver os melhores colocados e selecioná-los ou ver a sua classificação como programador, esse monitoramento reflete a importância desta plataforma para o universo da Tecnologia da informação e cenário tecnológico. E você, como programador, poderá fazer estes testes para uma empresa em especial ou para qualquer uma.

O HackerHank não é apenas uma plataforma de resoluções de problemas para programação, ela pode oferecer: certificados, cursos oferecidos pela própria plataforma ou empresas; tutoriais para as questões resolvidas e além de fazer provas de “certificação” das suas habilidades.

Este último se aproxima da forma de se fazer “concursos”, ou seja, existe uma classificação para acompanhar quem melhor se sai nas questões que é feito por ela ou para uma empresa específica que solicite. Por meio destas competições, cria-se um ranking, o que atrai muitas empresas para selecionar os candidatos que tiverem o melhor desempenho na categoria de programação.

Por que estudar utilizando o Hacker Hank ?

  • 1º motivo: Exercícios deste portal ajudam e melhorar o seu desempenho independe do que você já sabe;
  • 2º motivo: Estudar por questões é uma forma de estudo menos cansativa, já que logo você estará prático, hábil em resolvê-las;
  • 3º motivo: Com os desafios da plataforma é possível entender como a empresa lhe cobrará o conteúdo;
  • 4ºmotivo: Fazer esses exercícios é um ótimo método de revisão e fixação de conteúdo. pois quanto mais se pratica, mais você absorve o conteúdo dessa área;
  • 5° motivo: Você pode testar qual o melhor horário que você aprende mais, rende mais quando está a programar. Logo você entenderá se existe uma eficácia na escolha suas rotinas de estudo para programação, monitoração e avaliação do seu desempenho e aprendizado.

Percebeu como o HackerRank é um relevante meio que ajudará a potencializar sua carreira profissional neste mercado de trabalho que está se amplia no Brasil. Por isso, antecipar ações como o de conhecer o perfil da empresa poderá aproximá-lo ainda mais para conquistar uma tão sonhada vaga na empresa que você tanto almeja. O Hacker Rank, a depender de sua dedicação, será um diferencial na sua prática para programar.

Onde encontro e o que devo fazer para ter acesso a ela ?

Vou ser objetivo com você, para ter acesso a ela, você precisa apenas se inscrever e pronto já está fazendo parte. Se você quiser, pode usar a sua conte do Google para isso. Para facilitar a sua procura, segue abaixo o link da plataforma.

Leia Também: Cursos online, realmente, valem a pena?

Como podemos deduzir, as empresas que buscam profissionais que dominem solucionar problemas de códigos recorrem dela para escolher os mais habilitados. Ter uma plataforma que possibilite isso é uma relevante oportunidade para todos.

Como falei antes, o que vai determinar uma entrevista e seleção exitosa, sua facilidade em programar e hábito em estar resolvendo questões desta área é a sua dedicação. Por isso estamos trazendo esta plataforma que ajuda muitos a conquistar a tão sonhada vaga e ainda de graça. Você só precisa se cadastrar e por em prática. Veja que se você usá-la com frequência poderá aprimorar os seus conhecimentos. Essa foi nossa dica. Esperamos que tenham gostado.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)s para integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo. Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhe.

Referências:

https://www.dio.me/articles/estou-sem-ideias-para-programar-hoje-e-agora

https://ppbruna.medium.com/4-plataformas-para-treinar-suas-habilidades-com-algoritmos-4af2149b3544

One thought on “HackerRank: o que é e como usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.