Tudo bem pessoal?
Hoje uma dica rápida para resolver um problema um tanto chato quando programamos em lua no VSCode.
Debugar projetos usando o print é ok, mas não é muito produtivo nem muito eficiente e esse é o motivo da minha preferência em usar o debugger.
Problema
Quando utilizamos LuaRocks para instalar dependências no projeto, a localização padrão desses arquivos é a pasta lua_modules
.
Ao iniciar o modo debug no VSCode, ele não consegue encontrar as dependências do projeto e mostra um erro com a seguinte mensagem:
Exception has occurred.
src/app.lua:1: module ‘milua’ not found:
no field package.preload[‘milua’]
no file ‘/usr/local/share/lua/5.4/milua.lua’
no file ‘/usr/local/share/lua/5.4/milua/init.lua’
no file ‘/usr/local/lib/lua/5.4/milua.lua’
no file ‘/usr/local/lib/lua/5.4/milua/init.lua’
no file ‘./milua.lua’
no file ‘./milua/init.lua’
…
Solução
Criar um arquivo com o seguinte código:
local function prepareLuaRocksPath()
local cpath = ''
local path = ''
local luarocks_path = io.popen("luarocks path")
if not luarocks_path then
print("Could not get the luarocks path")
os.exit()
end
for line in luarocks_path:lines() do
if string.match(line, "LUA_CPATH") then
cpath = string.gsub(line, "export LUA_CPATH%s*=%s*", "")
elseif string.match(line, "LUA_PATH") then
path = string.gsub(line, "export LUA_PATH%s*=%s*", "")
end
end
package.path = package.path .. ';' .. path.gsub(path, "'", "")
package.cpath = package.cpath .. ';' .. cpath.gsub(cpath, "'", "")
end
O objetivo desta função é fazer com que LUA_PATH
e LUA_CPATH
sejam adicionados respectivamente ao package.path
e package.cpath
de forma dinâmica, permitindo assim que o debugger encontre esses pacotes e inicialize corretamente.
Para facilitar, eu mantenho um arquivo chamado debug.lua
na raiz do meu projeto e utilizo este arquivo como entrypoint do meu debugger.
Leia também: Lua: Como interagir com o Sistema Operacional?
O código inteiro do arquivo debug.lua
fica assim:
local function prepareLuaRocksPath()
local cpath = ''
local path = ''
local luarocks_path = io.popen("luarocks path")
if not luarocks_path then
print("Could not get the luarocks path")
os.exit()
end
for line in luarocks_path:lines() do
if string.match(line, "LUA_CPATH") then
cpath = string.gsub(line, "export LUA_CPATH%s*=%s*", "")
elseif string.match(line, "LUA_PATH") then
path = string.gsub(line, "export LUA_PATH%s*=%s*", "")
end
end
package.path = package.path .. ';' .. path.gsub(path, "'", "")
package.cpath = package.cpath .. ';' .. cpath.gsub(cpath, "'", "")
end
prepareLuaRocksPath()
require "src.main" ()
Essa é a configuração do arquivo de debug do VSCode
{
"version": "0.2.0",
"configurations": [
{
"name": "Debug",
"type": "lua-local",
"request": "launch",
"program": {
"lua": "lua",
"file": "${workspaceFolder}/debug.lua"
}
}
]
}
Eu espero que este post tenha te ajudado.
Caso tenha qualquer dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo!
Até a próxima!
Booa Yago!!
Com certeza quando começar a programar lua, vou utilizar esse tópico para me ajudar a debuggar. Parabéns pelo conteúdo