O que é uma API? Conheça os diferentes tipos

Tempo de leitura: 3 min
O que é uma API?
O que é uma API?

API é um acrônimo de Aplication programming Interface, em tradução livre Interface de programação de aplicação. Mas o que isso significa exatamente?

Uma API é um mecanismo que permite a comunicação entre softwares usando um conjunto de definições e protocolos. Todo software que tem a possibilidade de extensão através de mods ou addons, também possui uma API própria.

Imagine que essa interface é como um plug de tomada, onde você pode plugar outras aplicações compatíveis. Sabia que existem diversos tipos de APIS?

As formas de comunicação variam de acordo com o Software e com o intuito da API. Dentre essas variações alguns exemplos são:

Via processos do Sistema Operacional

Todos os sistemas operacionais fornecem chamadas de funções nativas (as famosas Syscalls), bibliotecas e ferramentas para facilitar a interação de um novo software com aquele sistema operacional.

Esse conjunto de ferramentas formam da API do SO para que os desenvolvedores possam criar novas bibliotecas e softwares de maneira simples. Veja um exemplo de uma Syscall em C:

Exemplo de Syscall na linguagem C
Syscall em C

Via Scripting

Esse é um tipo de API muito comum em games. No Roblox, por exemplo, usamos a API em lua para criar novos jogos dentro da plataforma. Chamamos isso de scripting, o software é desenvolvido de forma genérica e é disponibilizado ferramentas para a extensão desse software através de uma linguagem de programação simples e dinâmica, como luapython ou JavaScript.

Os browsers são outro exemplo de software que possuem esse tipo de API. Todas as funções nativas que chamamos no Javascript para manipular as paginas web são fornecida através da do browser, vamos ver um exemplo de função da API do Browser muito utilizada:

exemplo de uso da api do navegador
Exemplo de uso da api do navegador

Via Rede

Existem vários padrões de APIs que utilizam a rede como protocolo de comunicação.

Geralmente essas APIs utilizam a arquitetura cliente servidor, onde, o cliente será a aplicação que consumirá e modificará (Dependendo se a API fornece esse recurso) os dados do servidor.

Existem quatro principais maneiras pelas quais as APIs podem ser construídas, dependendo de quando e porque elas foram criadas. Elas são:

SOAP – Essas APIs usam o Simple Object Access Protocol (Protocolo de Acesso a Objetos Simples). Cliente e servidor trocam mensagens usando XML. Esta é uma API menos flexível que era mais popular no passado.

RPC – Essas APIs são conhecidas como Remote Procedure Calls (Chamadas de Procedimento Remoto). O cliente conclui uma função (ou um procedimento) no servidor e o servidor envia a saída de volta ao cliente. Como uma chamada de função simples, mas em um servidor.

WebSocket – API de WebSocket é um padrão moderno da Web que usa objetos JSON para transmitir dados. Uma API WebSocket oferece suporte à comunicação bidirecional entre aplicativos cliente e o servidor. O servidor pode enviar mensagens de retorno de chamada a clientes conectados, tornando a comunicação Real Time.

REST – Essas são as APIs mais populares e flexíveis encontradas na Web atualmente, Esse Padrão é construído em cima do protocolo http, utilizando os verbos: GET, POST, PUT, DELETE. O cliente envia solicitações ao servidor como dados. O servidor usa essa entrada do cliente para iniciar funções internas e retorna os dados de saída ao cliente.

Quais são os benefícios das APIs REST?

As APIs REST oferecem quatro principais benefícios:

Integração – As APIs são usadas para integrar novas aplicações com sistemas de software existentes. Isso aumenta a velocidade de desenvolvimento porque cada funcionalidade não precisa ser escrita do zero. Você pode usar APIs para aproveitar o código existente.

Inovação – Setores inteiros podem mudar com a chegada de uma nova aplicação. As empresas precisam responder rapidamente e oferecer suporte à rápida implantação de serviços inovadores. Elas podem fazer isso fazendo alterações no nível da API sem precisar reescrever todo o código.

Expansão – As APIs apresentam uma oportunidade única para as empresas atenderem às necessidades de seus clientes em diferentes plataformas. Por exemplo, a API de mapas permite a integração de informações de mapas por meio de sites, Android, iOS etc. Qualquer empresa pode fornecer acesso semelhante aos seus respectivos bancos de dados internos usando APIs gratuitas ou pagas.

Facilidade de manutenção – A API atua como um gateway entre dois sistemas. Cada sistema é obrigado a fazer alterações internas para que a API não seja afetada. Dessa forma, qualquer alteração futura de código feita por uma parte não afetará a outra parte.

Comentários

Uma resposta para “O que é uma API? Conheça os diferentes tipos”

  1. […] Leita também: O que é uma API? Conheça os diferentes tipos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *