Diversos, Inovação, Lua, Programação

Por que Roblox é o novo Minecraft?

Tempo de leitura: 2 min
Minecraft

Podemos concordar que Minecraft, desde o seu lançamento é um sucesso incrível, totalmente fora dos padrões da indústria de games.

Mas o que fez com que esse jogo fosse um sucesso tão estrondoso?

Bom, essa é a pergunta de um milhão de dólares, não tem como responder ela ao certo, mas nós podemos analisar alguns aspectos do jogo e da comunidade que se criou entorno do jogo, para entender esse fenômeno.

O primeiro aspecto importante é o fato do jogo ser praticamente infinito, ser gerado proceduralmente faz com que Minecraft não seja muito repetitivo.

Outra coisa que podemos observar é que o direcionamento do público, e a facilidade de jogar Minecraft fez com que ele atingisse adultos e também é divertido em vários níveis diferentes.

E o ponto mais importante que eu acho que foi um boom no sucesso do Minecraft é a possibilidade de a comunidade poder criar mini games, novos modos, ou seja, estender o jogo.

E o que eu vejo atualmente no Roblox o mesmo movimento que aconteceu no Minecraft, Roblox é ainda mais fácil de jogar que o Minecraft, já que é gratuito, e é executável tanto para computador quanto em dispositivos móveis. Isso acaba democratizando e impulsionando o crescimento do jogo, já que, um smartphone é muito mais acessível que um computador ou videogame.

E assim como no Minecraft é possível criar mini games para o Roblox, mas a maior diferença é que os criadores são remunerados pela empresa de acordo com a quantidade de players do jogo, isso incentiva a criação de novos mini-games e também, a qualidade dos mesmo já que quanto melhor o mini-game mais players, quanto mais players mais dinheiro os desenvolvedores podem ganhar.

Leia também: É preciso saber matemática para aprender a Programar?

E como lua se encaixa nisso?

No minecraft a linguagem de programação usada para criar os mods é o java, já no Roblox, a linguagem usada é lua! Isso é ótimo já que lua é muito mais simples que java é bem mais didática, ótima para iniciantes e fácil de aprender para quem já tem experiência também. É uma linguagem criada para ser estender programas, então é perfeita para o caso de uso do Roblox.

Então se vocês gostaram conteúdo e viram um potencial na plataforma, além dos vídeos de lua mais básicos, eu tenho o projeto de fazer algumas aulas mais focadas na plataforma e ensinando a usar a API do Roblox para criar mini games para o jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *