10 ferramentas e linguagens para APRENDER em 2023

Tecnologias para aprender em 2023
Tecnologias Para APRENDER em 2023

Introdução

2023 chegou e encerrou mais um ciclo. Como todo começo de ano você já deve ter anotado suas metas para o ano (eu já anotei as minhas).

Então hoje eu vou falar sobre tecnologias para você estudar esse ano caso não tenha estudado ainda.

Como profissional da área de tecnologia, estudar, e praticar coisas novas é algo muito corriqueiro. A todo momento surge uma ferramenta, um framework, ou mesmo uma linguagem de programação nova e faz parte da rotina de um programador se manter atualizado sobre isso ao mesmo tempo que você também mantém as bases sólidas. Nem só de Hype vive um desenvolvedor, é necessário também estudar os conceitos que estão por trás dos fundamentos da computação.

Você gostaria de uma série de conteúdos destrinchando os fundamentos da computação? comenta aí se sim ou se não!

Então vamos direto ao ponto, eu separei tanto tecnologias muito conhecidas e que muitas vezes são deixadas de lado pelos iniciantes e aspirantes da desenvolvedor, como tecnologias que não são tão populares assim.

Docker

Docker é uma ferramenta muito útil para qualquer programador, eu considero uma tecnologia obrigatória para ter no seu cinto de utilidades. Essa ferramenta escrita na linguagem GO serve para criar, gerenciar e executar software em contêineres.

Ou seja, você consegue criar um ambiente padronizado e isolado para rodar aplicações, onde toda a configuração pode ser feita de forma programática e limpa. Sem necessariamente ter que modificar arquivos de configuração ou instalar esses softwares no seu computador.

Mesmo que você não trabalhe com infraestrutura, e tenha que lidar com docker todos os dias, com certeza essa ferramenta vai te poupar muito tempo em configuração de softwares, tanto de terceiros, quanto um projeto que você está desenvolvendo.

Caso queira saber mais, comenta que quer um conteúdo só sobre docker.

Git

Depois do computador, o GIT é a ferramenta mais importante que um programador pode aprender, mais até que a linguagem de programação. Mas porque eu digo isso?

O GIT é a ferramenta que permite você versionar o seu código, trabalhar em equipe e gerenciar o desenvolvimento de funcionalidades do seu projeto. De forma que você pode ter duas versões da sua aplicação no mesmo repositório sem que o código de uma versão interfira na outra.

Essa ferramenta vai te ajudar a manter seu time trabalhando de forma organizada em um mesmo projeto sem ter problemas na hora de fazer uma mesclagem de código ou desenvolver novas funcionalidade, resolver bugs e etc.

O GIT vai manter todas essas alterações em um histórico, sendo possível “voltar no tempo” dentro do seu projeto a qualquer momento, para qualquer estagio que você queira.

Saber usar bem o GIT com certeza vai te abrir portas. Se você quiser saber mais sobre, vou linkar um outro conteúdo que já fiz sobre o GIT.

GraphQL

GraphQL linguagem de query open source criada pelo Facebook em 2012 para construir APIs. É uma alternativa a arquitetura REST.

É uma tecnologia que permite que o usuário busque somente os dados necessários para realizar a ação específica. Evitando o excedente de chamadas ao servidor e excedente de dados.

Diferente do Padrão REST, onde você só consegue fazer chamadas com estruturas de dados pré-definidas na API.

Kubernetes

Kubernetes é uma plataforma para orquestrar contêineres também desenvolvida na linguagem GO que foi criada no google e depois liberada para a comunidade open source.

Diferente do docker, não é uma ferramenta que você vai usar bastante no seu dia a dia, a menos que você trabalhe com infra em uma empresa que a utilize (o que acontece em empresas grandes).

Apesar disso é uma ferramenta legal para você aprender a utilização básica, aprender o que é, e como funciona também.

Eu confesso que eu utilizei pouco até hoje, mas é interessante ficar por dentro dos caminhos que a plataforma está seguindo.

TypeScript

TypeScript é um superset do JavaScript que adiciona um sistema de tipos e outros recursos à linguagem. Atualmente as empresas estão optando por migrar ou iniciar os projetos no TypeScript ao invés do JS devido às possibilidades de utilizar a recursos mais atuais do JavaScript de forma nativa.

Outra vantagem de utilizar o TypeScript é evitar erros de tipagem em tempo de execução do código, já que, esses erros são identificados em tempo de “transpilção” do código.

E na minha opinião, o que justifica a adoção dessa tenologia ter sido muito rápida é que, todo código JavaScript é válido para o compilador de Typescript. Ou seja, você não precisa reescrever toda sua base de código JS para começar a usar as vantagens do TS, basta configurar o compilador de acordo com suas necessidades e ir migrando sua base aos poucos.

Leia também: Lua: Aprenda A Controlar Entrada E Saída De Dados

Jest

Jest é um framework de testes unitários para JavaScript, criado pela Facebook. É uma ferramenta muito útil para garantir a qualidade do código.

Com o Jest, você consegue escrever testes unitários de forma rápida e simples, verificando se o código que você escreveu está funcionando da forma que você planejou.

Além disso, o Jest é muito fácil de configurar. Também é possível criar mocks para simular a execução de funções ou chamadas de APIs externas, o que torna os testes mais confiáveis e rápidos.

Se você não sabe ou não tem costume de escrever testes para os seus códigos, Jest é uma excelente ferramenta para você aprender esse ano.

WebAssembly

WebAssembly também conhecido como Wasm é uma tecnologia moderna que permite que código compilado de diversas linguagens sejam executadas em um browser. Surgiu para aprimorar a performance de aplicações web e aumentar a velocidade de execução dos códigos.

Com WebAssembly, é possível compilar código de linguagem como C, C++, Rust, Java e Python para rodar no browser de forma segura. Isso ajuda a tornar os aplicativos em web ainda mais rápidos e robustos.

A WASM é uma boa opção para quem deseja migrar uma aplicação criada em umas dessas linguagens citadas, para a web. Essa tecnologia com certeza vai ser disruptiva na forma como nós desenvolvemos aplicações web.

Go

Go é uma linguagem de programação moderna criada pelo Google em 2009. É uma ótima ferramenta para adicionar à sua caixa de ferramentas, pois permite criar aplicações escaláveis e de alto desempenho.

Além disso, Go é conhecido por sua simplicidade, o que o torna fácil de aprender e usar. Por esses motivos, se tornou uma das linguagens de programação mais populares atualmente. Se você está interessado em criar aplicações rápidas e modernas, Go é uma ótima opção.

Rust

Rust é uma linguagem de programação moderna criada pela Mozilla.

Ela é famosa por sua velocidade e segurança, o maior destaque dessa linguagem é que os programas escritos em Rust são memory-safe. Ou seja, os programas escritos nessa linguagem não tem problemas como exceções como tentar acessar um ponteiro nulo, ou estouro de buffer.

Além disso, Rust oferece recursos avançados, como o suporte a paralelismo e concorrência, o que a torna uma ótima opção para desenvolver aplicativos que lidam com grandes quantidades de dados.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação moderna criada pela JetBrains. Ela é conhecida por sua simplicidade, o que a torna fácil de aprender e usar.

Kotlin oferece recursos avançados, como a interoperabilidade com Java, o que a torna uma boa opção para aplicações Android. Se você está interessado em criar aplicações Android modernas, Kotlin é uma ótima escolha.

Swift

Swift é uma linguagem de programação moderna criada pela Apple.

A Apple a criou para ser usada com padrão de linguagem nas aplicações do seu eco-sistema. Swift substituiu Objective-C que era a linguagem padrão para criar aplicativos para IOS.

Além disso, Swift oferece recursos avançados, como o suporte à programação orientada a protocolos. Se você está interessado em criar aplicações para iOS modernas, Swift é o que você deve aprender.

R

R é uma linguagem de programação moderna criada para trabalhar com dados. É uma ferramenta muito útil para qualquer programador, pois permite trabalhar com grandes conjuntos de dados de forma rápida e eficiente.

R oferece recursos como o suporte à manipulação e visualização de dados, o que torna possível criar análises sofisticadas de forma rápida. Se você está interessado em trabalhar com dados, R é uma linguagem que deve está no seu cinto de ferramentas.

Julia

Julia é uma linguagem de programação moderna criada para cálculos científicos.

Ela combina o melhor dos mundos, uma linguagem de programação de alto nível e de baixo nível, para oferecer uma linguagem que seja fácil de ler e escrever, mas também altamente performática.

Julia oferece recursos como o suporte à computação paralela, o que a torna uma ótima para realizar cálculos científicos mais complexos. Se você está interessado em trabalhar com programação científica, Julia é uma ótima opção.

JavaScript

JavaScript é a linguagem de programação mais popular do mundo. Ela é usada para criar aplicações web e mobile e traz uma grande variedade de recursos.

Com JavaScript, você pode criar aplicações complexas com facilidade, como jogos, apps de realidade aumentada e muito mais. O JS oferece uma ampla gama de frameworks e bibliotecas que o ajudam a desenvolver aplicações ainda mais rapidamente.

Mesmo tendo sido lançada em 1996, a linguagem continua relevante para aprender em 2023 já que todas as empresas de tecnologia, em alguma medida vai precisar de pessoas para trabalhar com essa linguagem.

Python

Python é uma linguagem de programação moderna criada para uso geral. Ela é uma ótima ferramenta para introduzir as pessoas no mundo da programação, pois é fácil de aprender e usar. Além disso, Python oferece uma grande quantidade de pacotes e programas que podem ser úteis para você usar ao desenvolver seus programas.

Outra coisa importante a respeito da linguagem é sua comunidade. É fácil encontrar vídeos, tutoriais, projetos e etc.

Python também é uma linguagem muito versátil, você pode trabalhar com desenvolvimento web, com dados, com automações, o limite vai depender da sua criatividade.

Assim como o JS, python é uma linguagem dos anos 90, mas é uma linguagem muito relevante, que na minha opinião todos os programadores devem aprender pelo menos o básico.

Conclusão

Agora que você já conhece as principais tecnologias para aprender em 2023, agora é hora de começar a estudar! É importante lembrar que cada tecnologia tem seu próprio conjunto de recursos úteis. Portanto, escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e que você tenha mais afinidade.

Por isso, faça sua pesquisa, decida quais tecnologias você deseja aprender e invista seu tempo para que esse ano você possa aprender as tecnologias que você deseja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *