Diversos, Estudos

Procrastinação: como evitar de forma simples

Tempo de leitura: 6 min

Salve, programador(a)! Mais uma vez estamos aqui para trocarmos uma ideia sobre um tema que pode te inspirar ainda mais na sua jornada de programador(a).

Tenho certeza este texto vai acrescentar ainda mais na sua caminhada de programador(a). Antes de iniciar a nossa conversa. Inscreva-se em nosso canal Luaverse, no youtube também e receba muitas dicas de programação e tecnologia.

Inscreva-se na nossa newsletter para não perder nenhum artigo do nosso blog.

Amigo(a) leitor(a), hoje iremos falar acerca de um assunto cada vez mais frequente no cotidiano das pessoas, sobretudo estudantes.

Sabe quando você precisa programar, por em pratica a linguagem de programação para se familiarizar com a linguagem escolhida. Mas você acaba deixando para depois, e isso continua; sabe quando você planeja fazer um projeto e até começa, mas não conclui e acaba prolongando.

Esta prática de prolongar uma tarefa faz com que nunca seja feito nada do que foi organizado por você. Ao fazer isso, você fez o que muitos estão se habituando a fazer: procrastinação. Acompanhe-nos e entenda melhor.

É pertinente esclarecer que esta temática reflete-se como um dos maiores problemas deste século, o que nos motivou ainda mais a escrever.

Além disso, se formos notar, temos a tecnologia ao nosso favor, ou seja, informações rápidas e práticas, com plataformas de streaming, portais virtuais que podem ser aliados para quem busca otimizar o seu tempo e aprender mais.

Mas e se com todas essas possibilidades as pessoas não se preocupassem em cumprir mais as metas, o que acarretaria um adiamento das ações. Nessa linha de raciocínio, entenda melhor a procrastinação

O que é Procrastinação?

Como falamos antes, acredito que este nome “procrastinar” não é desconhecido e é provável que tenha escutado, mas você, amigo(a) leitor(a), será que vivenciou as consequências desta prática ? Esperamos que não.

A procrastinação é uma maneira de se comportar racionalmente, ou seja, é uma atitude pensada com a finalidade de adiar alguma tarefa que pode ser feita naquele momento, mas você é deixada para ser realizada depois.

Pensando nisso, precisamos destacar que procrastinação é diferente de preguiça. Porque a procrastinação você “pula” uma atividade relevante, primária para depois, mas você realiza atividades, neste caso, secundárias para fazer em seguida. No caso da preguiça você não faz nada, absolutamente.

Mas por qual motivo procrastinamos ?

Muitos são os motivos que podem favorecer uma procrastinação como: falta de motivação, medo de fracasso, ansiedade, cansaço mental provocado por um elevado nível de energia. Esses são mais comuns, mas vamos listar 10 motivos que fazem muitas pessoas procrastinarem:

  • Realizar atividades sem qualquer objetivo claro do que está fazendo ou por que é feito;
  • Pessoas acostumadas a receberem recompensas imediatas;
  • Não consegue agir em um tempo favorável para tomar atitudes;
  • Perfeccionismo;
  • Feedbacks negativos;
  • Medo do fracasso;
  • Usar a procrastinação como uma desculpa para não refletir sobre as falhas cometidas;
  • Comportamentos autodestrutivos que tem como proposito ver apenas falhas e abre abertura para superar;
  • Falta de planejamento, e administração do tempo;
  • Agir por impulso;

Como superar a procrastinação ?

Quando nos referimos a ações deixadas para depois, o ato de estudar é uma das ações que mais apresentam procrastinação e superar isso exige muito empenho e disciplina para se conseguir realizar os objetivos que foram traçados para aquele dia.

A prática da programação, por exemplo, se deixada para depois, poderá atrasar o seu desempenho. Por isso ressaltamos que apenas você pode superá-la para ter mais eficiência na sua carreira.

Aliás, não só a programação, como também qualquer carreira, porque o objetivo é sair o quanto antes deste ciclo e por isso é recomendável criarmos bons hábitos, mas isso exige determinação e constância. Vamos conhecer algumas sugestões:

Busque sempre ter uma meta ou objetivo claro

Sempre procure lembrar o que motiva você a realizar aquelas metas todos os dias. Busque ter objetivos que você consiga cumprir e ao cumpri-los você saiba para onde vai chegar, se possível faça uma lista com detalhes destas metas que você quer concretizar.

De preferência, colocar as metas em um ambiente de fácil localização, pois essa prática ajudará você a não esquecer dos seus objetivos. Por isso é preciso determinação para o que se deseja realizar.

A ideia é que, quando nos organizamos com um objetivo claro e de fácil acesso, estamos mais aptos para nos mantermos realizando estas metas por um período maior.

Não deixe que as distrações prevaleçam

Uma grande “amiga” da procrastinação é a distração ou interrupção, por isso evite-as.

Como exemplo de distração e interrupção temos o celular que pode ajudar bastante no conjunto de informações que ele reúne, bem como pode atrapalhar se não soubermos ter o real controle do seu uso.

Falando nisso, a distração do celular está em, mesmo você deixando no modo silencioso, você ficar horas no facebook ou Instagram e de repente estará no Youtube.

Mas, quando você está no celular várias mensagens do WhatsApp chegam, e, quando menos esperar, você estava há mais de horas no celular e sabe aquele tarefa prioritária que você iria fazer naquele momento ? Foi deixada de lado.

Leia também: Coding Dojo: uma prática transformadora na computação

É assim que você pretende realizar suas ações programadas para aquele dia ?

Para ajudar a não ficar tão “fixado” nas distrações provocadas pelos aplicativos, vamos começar apresentando sugestões. Em um primeiro momento, desative o som do celular.

Não estude com o celular por perto, deixe-o em outro local e sempre esteja com foco e consciente no que está fazendo, para não cair nas distrações. E, sempre que possível, organize seu local de estudo ou trabalho (homeoffice), pois isso poderá ajudar a diminuir as distrações, uma vez que você deixará apenas o seu material de estudo ou o que for pertinente para realizar aquela tarefa.

Determine o que você fará

A dica para se distanciar da procrastinação é organizar, durante o estudo, metas curtas para serem realizadas todos os dias ou semanalmente. As metas precisam ser atingíveis, ou seja, você dará conta de realizá-las e ao mesmo tempo aprimorar o que você já sabe. Não esqueça que gostamos de ser motivados.

Aproveite o domingo para planejar a sua semana e entender o que você poderá fazer, aliás, quais pequenas metas você terá que executar para cada dia da semana. Você pode definir quais dias estudará mais teoria e por quanto tempo; quais dias focará mais na prática programando e escolher um tempo para fazer.

Tudo o que estamos sugerindo precisa fazer parte da sua realidade, porque não adianta elaborar metas que não podem ser cumpridas, quem estejam condizentes com o seu tempo de disponibilidade.

Observe o que você já sabe, por exemplo, se você for um iniciante na área, sua distribuição de tarefas para aprender a programar ou praticar programação, será diferente de quem possui anos de prática na área. E por isso não se compare com ninguém, todos temos o nosso tempo de aprendizado. Se você não fizer isso, poderá ficar frustrado e a possibilidade de você procrastinar irá aumentar.

Além disso, faça metas de curto prazo, porque objetivos de médio e longo prazo são fáceis de não serem realizados. Pensando nisso, realize etapas menores que farão você ser mais eficaz e com bom desempenho, isso fará com que você se sinta motivado a permanecer realizando as ações planejadas e aos poucos você poderá aumentar o ritmo de estudo ou prática na área de programação.

Comemore seu progresso

De forma prática, esta dica tem a intenção de valorizar tudo o que você conseguiu conquistar, por exemplo, conseguiu realizar aquela meta diária ou semana, comemore.

Vibre com as sua vitórias diárias. Pense no que você sabia e no que hoje você aprimorou o seu conhecimento, observe que o seu conhecimento ou confiança por executar as tarefas aumentou.

O nosso cérebro, quando percebe que conseguimos ser capazes de cumprir algo, ele fica mais animado para realizar mais ações. Não esqueça: o grande incentivador das suas conquistas é você.

Constância é sinônimo de hábito

Quando criamos um hábito, isso faz com que o ato de procrastinar não ocorra, mas essa tarefa não é fácil, sobretudo para quem é aquele procrastinador nato.

É pensando nisso que existem estudos que entendem que o recomendado para se começar a deixar de procrastinar é começar por em prática uma ação por 21 dias.

Podemos refletir que este estudo mostra que precisamos nos adaptar primeiro a nova rotina, mesmo que isso leve um tempo, a fim de se obter depois os resultados esperados.

O que podemos entender deste 21 dias focados em algo ?

Notamos que para se criar um hábito, precisamos de disciplina para cumprir as tarefas escolhidas para serem realizadas naqueles dias e constância para continuarmos a realizá-las continuamente sem qualquer desculpa.

É pensando nisso que estudos indicam que para construirmos um hábito, é necessário um esforço diário de no mínimo 21 dias, para que a nossa mente entenda que não precisa gastar muita energia para realizar as tarefas escolhidas.

É como se fosse uma ação “automática” que faz você ter menos esforço e agora você tem um ritmo favorável. Criar uma rotina ajudará a ver a procrastinação como uma rotina “ultrapassada”, em desuso por você e distante da sua realidade de hoje.

Considerações finais

Saber administrar o tempo e realizar o que se propôs a fazer está direcionado a manter hábitos, o que fará com que a procrastinação se afaste do seu dia a dia. Acreditamos que essas dicas ajudarão nos seus estudos e te deixarão mais próximo do conquistar seus objetivos e aprimorar sua habilidades que você se determinou a fazer.

Aproveito a oportunidade para reforçar o nosso convite para se integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo.

Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhem.

Referências:

https://blog.grancursosonline.com.br/como-lidar-com-a-procrastinacao-nos-estudos/

https://blog.grancursosonline.com.br/4-habitos-para-vencer-a-procrastinacao-nos-estudos/

One thought on “Procrastinação: como evitar de forma simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.