Carreira, Conceitos, Programação

Sololearn: o “duolingo” da programação.

Tempo de leitura: 4 min
Notebook com a tela de código

Sabemos que a sociedade, aliás, o mundo em que convivemos, hoje, está completamente exigente para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, acelerado com as inovações tecnológicas.

Ainda mais se formos comparar há 5 anos, falo em termos do aumento da demanda e necessidade da tecnologia, pois o cenário digital está cada vez mais presente na vida de todos, inclusive, dos brasileiros.

Convivemos com tanta informação que saber usá-las com eficiência torna-se um diferencial no mercado de trabalho e encontrar conteúdos que nos tornem melhores, por exemplo, em programação ajuda ainda mais neste setor.

Caro leitor, que tal conhecer uma plataforma que faz isso.

Você tem dificuldade para encontrar um conteúdo confiável na internet ? Se eu te falar que existe uma plataforma considerada o “duolingo” da programação, gratuita. Acreditaria?

Iremos nos deter a um em especial que pode te ajudar a se familiarizar ainda mais com o universo da programação.

Respondendo a pergunta: sim, existe. O aplicativo é Sololearn . Ouviu falar ? Segue aqui e vamos conhecê-lo melhor.

Conheça e entenda o Sololearn.

Algumas pessoas falam que “somente” dá para programar na universidade. Vamos desconstruir este olhar e mostrar que dá para começar ou, se for o caso, aprimorar o seu conhecimento em programação por meio de aplicativos bem avaliados por muitos profissionais de TI que atuam neste cenário.

Deixamos claro que não está sendo diminuído ou excluído o enriquecedor conhecimento proporcionado pela universidade, mas sim expandido outras formas de se aprender a programar, antes mesmo de se chegar a universidade, você já pode praticar e aprimorar suas habilidades em programação.

Isso é muito oportuno para quem deseja seguir nesta área. Por isso preparamos esse conteúdo para você, jovem leitor/programador.

Existe a plataforma digital Sololearn que pode nos ajudar a programar de forma dinâmica, gratuita e lúdica.

Mas por que ela é comparada ao app “duolingo”, simples: este aplicativo é considerado, por muitos, como um dos mais famosos aplicativos de idiomas, quiçá, o melhor, ou seja, nele você aprende outras línguas/linguagem.

Aproveito esta deixa de “linguagens” para falar que Sololearn não trabalha com idiomas, mas sim com outra forma de linguagem: a programação.

Então, o Sololearn aborda, em sua plataforma, várias formas de linguagem de computação. É só uma ? Quais?

Não é apenas uma. Vai depender do que você busca aprender. São estes:

  • C++
  • Java
  • Python
  •  C#
  • Ruby
  • HTML
  • CSS Fundamentos
  • SQL Fundamentos
  • EXCEL (isso mesmo, até ele tem)
  •  PHP

Veja que foram citadas algumas das linguagens de programação. Saiba que existem mais linguagens de programação no Sololearn, mas apenas listamos algumas para você ter uma noção da potencia desta plataforma.

Como funciona ?

O Sololearn funciona como um app de estudo para programar, a plataforma está disponível apenas em inglês, mas é um estudo mais dinâmico e didático que nos ajuda a estudar melhor o sistema de programação com uma forma mais lúdica e divertida.

Em outras palavras, você começa ou aprimora seu conhecimento nessa área que dialoga com tudo o que uma empresa precisa de um programador para contratá-lo.

É como um jogo em que você ganha pontos pelo o que você responde pelos exercícios da linguagem de programação escolhida.

Possui etapas também, em outras palavras, é como se fossem níveis que vamos passando, e melhorando neles.

Isso faz com que cada vez mais você possa ficar mais preparado para lidar com várias categorias de linguagens e não ser “derrubado” pela concorrência.

Não esqueça que o mercado de trabalho busca também profissionais que saibam programar, seja qual for a linguagem escolhida.

Então ter um aplicativo que ajude a desenvolver tais habilidades é fundamental para sua qualificação profissional, ainda mais sendo gratuito.

Além disso, o jogo possui diferentes “fases” ou “níveis” de dificuldade, logo, você começará pelo o que vai se aproxima do seu conhecimento para aprimorá-lo (a depender do você já sabe ou pode ser para quem quer começar do zero), o que facilitará o seu entendimento acerca da definição de codificação e como usá-la.

Seguindo essa lógica, o app pode ficar em um nível mais difícil para se acertar as questões de programação de acordo com seu avanço no jogo.

E isso acaba exigindo mais concentração e habilidades para quem está usando-o.

Veja como o jogo segue de acordo com o que você sabe, seja no nível básico ou avançado e isso é uma forma pertinente de exercitar o nosso conhecimento de codificação.

Esses exercícios você pode fazer, pelo menos de preferência, “todos os dias”, pois quanto mais você tem contato com o conteúdo, mais rápido você dominará as linguagens de programação.

Leia Também: Hackerhank te prepara par o mercado?

Existe um tipo de perfil recomendado para o Sololearn?

Não existe um perfil de programador recomendado para baixar e usar o Sololearn, o importante é praticar e desenvolver suas habilidades com códigos, seja para quem está no básico, seja no profissional.

Para qualquer desses perfis, o jogo proporciona um momento enriquecedor: a aprendizagem.

Imagine aprender a programar de forma gratuita; com tutoriais que tem teoria e prática; cabe no seu bolso; pode-se acompanhar o desempenho nas atividades por meio de “quis”, pontuações e serve para qualquer um que busca aprender a programar, sem necessariamente, precisar de pré-requisitos ou experiência na área para usar.

Pelo contrário, pois nele você vai adquirir o conhecimento necessário para “pegar o jeito” de programar.

Ainda contribui para que você possa ter mais domínio com a linguagem de programação. Isso é o se espera de muitas empresas e, caso você decida ingressar na faculdade, terá um diferencial que muitos podem não ter, ou seja, você estará passos mais a frente deste conteúdo, tanto na teoria (já que lá possui muitos tutoriais), quanto na prática com os Code coach que são os exercícios de programação. Tudo isso é feito no Sololearn.

O Sololearn pode ser encontrado pelas plataformas digitais andriod e IOS, bem como pelo site web. Pode ser acessado por qualquer lugar, horário que for mais conveniente para você. Segue abaixo os links para quem quer ter acesso:

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)s para integrar a nossa comunidade; conhecer cada vez mais esse fascinante universo.

Mas, para isso, gostaria que você se inscrevesse na nossa newsletter que estará repleta de conteúdos como o que foi abordado. Contamos com a “presença” de vocês. Fiquem por dentro e nos acompanhem.

Referências

https://itigic.com/pt/learn-free-programming-basics-with-sololearn/

https://meiodigitalnews.com.br/sololearn/

https://vitaminanerd.com.br/conheca-sololearn-o-duolingo-da-programacao/

https://www.nanoshots.com.br/2016/02/dica-aprendendo-programar-utilizando.html

https://medium.com/programadores-ajudando-programadores/sololearn-o-duolingo-da-programa%C3%A7%C3%A3o-f1cc89660c26#:~:text=O%20Sololearn%20%C3%A9%20um%20app,que%20eu%20achei%20bem%20interessante.

One thought on “Sololearn: o “duolingo” da programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.